Manaus (AM) – A vítima fatal do acidente da queda do guindaste, que derrubou parte da árvore de Natal no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, neste domingo (23), foi identificada como Antônio Paulo Rodrigues Souza, de 40 anos. O trabalhador era natural de Parintins.
Antônio Paulo morreu após o tombamento de um caminhão munck durante a montagem da árvore de Natal no Largo de São Sebastião, no Centro. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas não resistiu aos ferimentos. A confirmação da morte foi feita pela Polícia Civil. O artista deixa três filhos: duas meninas, de 7 e 12 anos, e um menino de 2.
Além de Antônio Paulo, outros trabalhadores também ficaram feridos. Entre eles está Henes Libório Ramos, de 47 anos, também natural de Parintins, que sofreu fratura na perna e foi levado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao longo da tarde, a Polícia Civil atualizou o total de vítimas: três trabalhadores ficaram feridos, além do óbito.
O acidente aconteceu por volta das 10h, durante a instalação da estrutura natalina de aproximadamente 30 metros de altura. O serviço estava sendo executado por uma empresa contratada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Inicialmente, apenas dois feridos haviam sido confirmados pelos órgãos oficiais, mas o número foi revisado posteriormente.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o guindaste tomba enquanto trabalhadores manuseavam módulos da árvore de Natal. Antônio Paulo estava na ponta da lança do equipamento no momento da queda. Antes da chegada das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Samu, turistas e moradores que estavam no Largo prestaram os primeiros socorros às vítimas.
A empresa responsável pela montagem, que possui cerca de 80 funcionários — a maioria vinda de Parintins —, informou ter apresentado toda a documentação exigida pela Secretaria para a execução do serviço.
O caso será investigado pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que instaurou um inquérito para apurar as causas do tombamento do caminhão munck e eventuais responsabilidades.
Nota da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Em nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou que o guindaste utilizado na operação tombou durante a colocação de módulos da árvore de Natal. Segundo o órgão, duas pessoas foram atendidas e encaminhadas a uma unidade hospitalar, e uma delas morreu ao chegar ao hospital. A outra permanece internada em estado estável.
As primeiras informações apontam para uma possível falha operacional, que será investigada pela Polícia Civil. A Secretaria destacou que a empresa apresentou toda a documentação obrigatória para esse tipo de atividade, que será encaminhada aos órgãos competentes para análise.
NOTA
“A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que, na manhã deste domingo (23/11), durante a montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião, o guindaste da empresa responsável pela operação, que estava sendo utilizado para a colocação de módulos da estrutura, tombou.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e realizaram o atendimento de duas pessoas que ficaram feridas e foram encaminhadas para uma unidade de saúde da capital. Uma das vítimas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ao chegar ao hospital. A outra segue internada, com quadro de saúde estável. O Governo do Amazonas lamenta pelo ocorrido e informa que está prestando toda a assistência às vítimas e famílias.
As primeiras informações apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente, o que será devidamente apurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), vai instaurar um Inquérito Policial (IP). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ressalta que a empresa contratada apresentou a documentação exigida para esse tipo de operação, que será entregue aos órgãos competentes”.
LEIA MAIS:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
