A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (VISA) do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma Nota Técnica com orientações sobre o recolhimento “imediato” de fórmulas infantis, em razão de risco de contaminação, conforme determina a Resolução nº 32/2026, publicada no dia 7 de janeiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Itabuna, Ieda Lomes, está proibida a comercialização, distribuição e uso de dete

rminados lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé Brasil Ltda., em razão do risco de contaminação pela toxina bacteriana cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus.

“Esta medida tem caráter preventivo, visando proteger a saúde de bebês e crianças, que constituem um grupo populacional altamente vulnerável. A toxina cereulide pode causar intoxicação alimentar, provocando vômitos persistentes, diarreia e letargia (sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio), condições que podem ser especialmente graves em lactentes”, explica a coordenadora da VISA.

Ela ainda ressalta que o descumprimento desta determinação pode resultar na adoção de medidas administrativas e sanitárias, conforme os termos da legislação vigente. “Comunicamos oficialmente todos os estabelecimentos que comercializam os produtos discriminados”, frisa.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *