A Rússia lançou mais de 800 drones e 13 mísseis na Ucrânia durante a noite deste domingo (7). Este foi o maior ataque aéreo de Moscou contra o território ucraniano desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.
A Força Aérea Ucraniana disse que conseguiu abater 751 drones e quatro mísseis.
Mas o ataque incendiou o edifício principal do governo ucraniano em Kiev e deixou pelo menos três mortos, incluindo uma criança, cujo corpo foi retirado dos escombros de um prédio residencial.
Uma testemunha da Reuters viu um míssil no céu e uma explosão depois depois que projétil atingiu um prédio residencial em Kiev. Momentos depois, a testemunha viu outro míssil sendo atingido pela defesa aérea. O míssil foi visto caindo em chamas.
Autoridades estaduais de emergência disseram que 18 pessoas ficaram feridas no ataque que provocou incêndios em toda a cidade.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no X que um total de quatro pessoas foram mortas em toda a Ucrânia no domingo e 44 ficaram feridas.
Zelensky descreveu o ataque como “vil”, dizendo que “assassinatos agora, quando a verdadeira diplomacia poderia ter começado há muito tempo, são um crime deliberado e um prolongamento da guerra”.