Uma explosão num bar na estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça, provocou esta madrugada, por volta das 01h30 locais, pelo menos 100 feridos, referiu esta manhã o comandante da polícia cantonal de Valais, Frédéric Gisler, adiantando ainda que “várias dezenas de pessoas estarão presumivelmente mortas”. 


Segundo o jornal ’24 Heures’, por volta da 01h30 da manhã foi visto fumo a sair do bar ‘Constellation’. Várias patrulhas policiais acorreram rapidamente ao local e os bombeiros de toda a região foram acionados. A prioridade foi dada ao atendimento dos feridos, que foram posteriormente transportados para hospitais em Sion, Lausanne, Genebra, Berna e Zurique.


Testemunhas citadas pelo mesmo jornal falam em dispositivos pirotécnicos colocados no interior do estabelecimento, que teriam provocado um incêndio no teto.


Segundo os mesmos relatos, o fogo alastrou-se muito rapidamente, causando cenas de pânico, com a multidão a correr em direção à saída da sala localizada no porão, acessível por uma escada que levava a um corredor.


Dez helicópteros, 40 ambulâncias e 140 profissionais foram mobilizados para prestar socorro aos feridos. 


De acordo com a polícia, estariam mais de 100 pessoas no bar no momento da explosão. A BBC adianta que o estabelecimento tinha capacidade para receber até 300 pessoas.


No momento da explosão, faltava apenas 30 minutos para a hora habitual do fecho do ‘Constellation’, pelas 2h00, embora não se saiba se o estabelecimento planeava ficar aberto até mais tarde devido às celebrações de Ano Novo.


A procuradora-geral do cantão de Valais, Beatrice Pilloud, disse que já foi aberta uma investigação para apurar as circunstâncias que permitiram esta situação dramática ocorrer”.



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *