A reportagem entrou em contato com o biológo Sérgio Barreto, a respeito dos peixes cascudo encontrados mortos às margens do Córrego Segredo, no trecho em frente ao Belas Artes, na Avenida Ernesto Geisel, em . O flagrante foi feito por moradores da região, na manhã desta quarta-feira (27), e levantaram suspeita de contaminação da água.

O biólogo elenca vários fatores que podem causar a morte do peixe, também conhecido como Hipostomus, também conhecido como cari. Mortes de peixes podem ser causadas por falta de oxigênio dissolvido na água, muitas vezes associada a altas temperaturas, mais pouca circulação de água, matéria orgânica em decomposição (folhas, esgoto, carcaças), que consome oxigênio.

Poluição química, derrame de pesticidas, fertilizantes, produtos industriais ou domésticos. Descarga de esgoto doméstico, que aumenta nutrientes e matéria orgânica, gerando eutrofização, além de variações bruscas de temperatura ou ph, menos comuns, mas possíveis em eventos extremos e toxinas de algas, além de outros fatores.

“Por isso, o ideal é não consumir peixes mortos encontrados. Evitar contato com a água até que haja laudos da vigilância ambiental”, diz o biólogo.

Peixes mortos

Cerca de sete peixes foram encontrados mortos às margens do Córrego Segredo, no trecho em frente ao Belas Artes, na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande. nesta quarta.

As imagens, aparecem peixes cascudos mortos, espécie conhecida por conseguir se adaptar a águas muito poluídas. Segundo relatos, foram encontrados mais animais da espécie mortos ao longo de, pelo menos, três quarteirões.

“E eu vi os peixes, estava tudo morto lá, acho que é a contaminação da água. Só onde eu vi ali, acho que tem uns sete, tudo peixe meio grande. Essa é a contaminação lá de cima que está vindo”, suspeita o morador.

A Prefeitura de Campo Grande informou que a (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) irá enviar uma equipe de fiscalização até o local, para realizar uma vistoria.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *