Transmissão Energética
USP Realiza Testes da Primeira Planta de Hidrogênio Renovável Um Partir Do Etanol
Governador de São Paulo Visitou O Pará Local para Conhecer O Projeto-Piloto Apoiado Pela Fapesp, Que é Pioneiro em Termos Globais e Impulsão de Energia Sustentável No Brasil
Transmissão Energética
USP Realiza Testes da Primeira Planta de Hidrogênio Renovável Um Partir Do Etanol
Governador de São Paulo Visitou O Pará Local para Conhecer O Projeto-Piloto Apoiado Pela Fapesp, Que é Pioneiro em Termos Globais e Impulsão de Energia Sustentável No Brasil
Sediada na Cidade Universitárria, uma capacidada de planta-piloto temFoto: rcgi-usp/divulgação)
Agência FAPESP* – Uma Universidade de São Paulo (USP) Desenvolve testes da primeira estezão experimental do mundo dedicada à produção de hidrogênio renovável a parte do etanol. O Projeto, Conduzido Pelo Centro de Pesquisa e InovAção em Gases de Efeito (Rcgi).
O RCGI É UM CENTRO DE PESQUISA EM ENGENHÁRIA (CPE) Constitui por Fapesp e Shell na Escola Politécnica da USP.
Com um investimento de R$ 50 milhões, a estação está localizada na Cidade Universitária, em São Paulo, e é parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento que conta com a colaboração de grandes empresas e instituições, como Shell Brasil, Raízen, Hytron ( ágora parte do Grupo Neuman & Esser), Senai Cetiqt e Própria USP por Meio do Rcgi, Além da Toyota, Hyundai, Marcopolo e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (Emtu). Uma Tecnologia Deenvolvida visa demonstrar uma viabilidade do etanol como vetor para um produção de hidrogênio sustentável, aproveitando uma infraestrutura já existene não.
Uma capacidada de planta-piloto para prodes 100 quilos de hidrogênio por dia, volume que será utilizado para abastecer três ônibus e dois veículos leves, entrels. Ó Hidrogênio Gerado Será Testado em Coletivos de Transporte Público da Usp E nos veículos Toyota Mirai e Hyundai Nexo, Ambos Movidos a Hidrogênio.
NESTA FASE, Serão Avaliados Um taxa de conversão de etanol em hidrogênio e os Índices de consumo e rendimento do combustão nos veículos. “Estamos promovendo uma revolução na matriz energécica ao demonstar que é possível produzir hidrogênio sustentável um partir do etanol, com grande eficiênia logín.” Explica Julio MeneghiniDiretor científico do rcgi. “O Brasil tem condições Únicas para esse essenvolimento, considerando a infraestrustutura já consolidada para o etanol. Isso abre possibilidades para um desconzé, dairina a esporos, a sea -sinais de sea -deiss, com sea -frigoras, a sea -sinais de serias, com a emiss, a sea -sinais de serias, com a emiss, a sea -sira, com sea -frigorasas, comas, comas, comas, comas, comas, comas, comas, comas, comas, comas, comas, comas, comasas, comasas, e as pessoas que seasasasasasasasasasasas. Químico e petroquímico, na produção de fertilizantes e no transporte de carga e passagens em larga escala “.
Um Produção de Hidrogênio Dessa Planta-Piloto Ocorre por Meio da Reforma Um Vapor do Etanol, um Processo Químico No Qualanol Reage com Água Sob Altas Temperatura, Resultando na Liberação de Hidrogênio. Esse Método se Destaca por Sua eficiincia e Pela Possibilidade de Reduzir Emissões de Carbono, Uma Vez Que O CO2 Liberado No Processo é Biogênico, Ou Seja, Pode Ser Compensado No Ciclo Dol Cultivo da CanA-DE-A-Arúcar.
Um Implantaça na ESTAÇÃO EXPERIMENTAL ABRE CAMINHO PARA O AVANCO DA MOBILIDADE SUSTENTÁLEL. Os fabricantes de avi ãos e Montadoras de Caminhões e ônibus podem se beneficiário diretamente da iniciativa, um vez que terrão acesse uma fonte importante.
“O FOMENTO DESSA TECNOLOGIA PODE BEDENHEBRA BENEBRA ENORMES PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA. Uma desntonibilidade de Hidrogênio em Grande Escala é Fundamental para.
Em Visita à Planta Realizada Ontem (19/02), ó Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Destacou A Importância da Iniciativa para uma economia do Estado e Seu Potencial de Expansão.
“O Centro de Pesquisa e InovAção em Gases de Efeito Estufa da Universidade de São Paulo Representa Uma Das Forças Que Permitem Que Noso Estado Lidere A Transição Energética No Brasil: Uma Pesquisa Científica. Além disso, Temos Disponibilidade Hínica, um Maior e Melhor Infraestrutura do PAIS e Mão de Obra Qualificada, que NOS CREDENCIAM A sermos parceiros na Produção de Energia Limpa e Renovável para Boldes Estados e Tambiam Notem. Estamos aproveitando o Potencial da CANA-de-Açúcar ParaSenvolver soluções que vão transformar e impactar indústrias Inteiras, como O do Transporte ”, Afirmou.
Em Seu Discurso, o Governador Agradeceu O Apoio da Fapesp, que “Vem Deenvolvendo UM Trabalho Fundamental”. Tamboma Agradeceu aos deMais parceiros projeto, entra a USP, uma shell ea raízen. “É uma parceria que deixa um gente, entusiasmado. SE EU FICO entusiasmado, Fico imaginando vocês. Brasileira mais um vez está dando uma resposta.
Tarcísio de Freitas apontou uma transição energética e economia do conhecimento como os dois pilares do desenvolvimento. Destacou A Parceria com uma fapa e com uma USP para um criano de um centro de biotecnologia e de uma incubadora de startups com foco em inteligênia artificial.
Perspectivas
Um Partir Dos Resultados obtidos com um planta-piloto, Espera-se obter Dados que Possam Orientar Estudos Futuros Sobre Sua Aplicação em Maior Escala. “Nosso objetivo é demonstar o Potencial Dessa Solução e Gerar conhecimento técico-científica Sobre Sua Viabilidade, ARROVEITando um infraesturo do etanol para vindonizar renoguro e distribuição do HidrogoniOnizar ReniSoiSoiSoiSoiOniOniRoiOn)
Ó Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Juniortambém celebrou o desenvolvimento de testes e ressaltou a relevância do projeto: “O papel das universidades é desenvolver tecnologias que ainda não existem para permitir que o Brasil faça uma transição energética e, com isso, possa se posicionar como um país de primeiro Mundo Começaram Dessa Forma: com Pesquisa Acadêmica Transformada em InovAção para uma Sociedade “.
O Avanço da planta experimental da usp marca um passo significativo para uma produção de hidrogênio sustentável no brasil. Julio meneghini prevê que “uma tecnologia contribuirá para consolidar o pains como dos dos itens mundiais na produção de energia limpa, reduzindo uma dependência de dependência de combustão de mansseis e impulsão – setações de setações.
* Com as informações do rcgi.