Apesar de carregar o celular ser um ato corriqueiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) alerta que é preciso prestar atenção no uso incorreto de carregadores, que oferece riscos de incêndios e explosões.

risco-incendio-explosoes-carregador-celular
Foto: CBMPR

De acordo com a capitã Luisiana Guimarães Cavalca, do CBMPR, é fundamental que os consumidores escolham equipamentos certificados e de qualidade.

“As pessoas acabam optando por cabos mais baratos, mas muitas vezes eles não são aprovados pela Anatel e não têm estrutura para suportar a caloria gerada durante o carregamento. Isso pode causar superaquecimento, curto-circuito e até explosão”.

No caso do carregamento em veículos, ela cita uma ocorrência recente atendida pelos bombeiros em Curitiba, em que um carro em movimento teve uma explosão no celular que estava carregando no veículo. O motorista se assustou, perdeu o controle e acabou causando um acidente. Segundo a oficial, é preciso estar atento durante o carregamento do aparelho.

“Nunca se deve deixar o celular carregando sem supervisão, principalmente ao sair de casa. Já houve situações em que pessoas deixaram o aparelho carregando e, ao voltarem, encontraram a residência em chamas e o celular foi apontado como causa provável do incêndio”.

Outro erro comum é carregar o celular sobre a cama ou embaixo do travesseiro.

“O colchão é um material que queima muito rápido. Se ocorrer um curto-circuito, o fogo se espalha rapidamente e pode causar grandes danos. O ideal é deixar o aparelho sobre uma superfície firme e afastada de materiais inflamáveis”.

Ela também chama atenção para o carregamento dentro dos carros.

“O ideal é ligar o veículo primeiro e só depois conectar o celular. Isso porque, ao acionar o motor, pode haver uma variação de tensão que pode resultar desde dano ao aparelho, até uma explosão”.

Para quem tem criança ou animais em casa, ela ressalta que é importante retirar o carregador da tomada após o uso. “Eles podem morder o cabo que está ligado à tomada e levar um choque”. Por fim, vale sempre ficar atento à bateria, se ela esquenta muito durante o carregamento, ou está estufada, é um sinal de que está com problema e pode causar explosão.

Dicas:

– Utilize apenas cabos e carregadores aprovados pela Anatel – verifique a certificação na embalagem.

– Não deixe o celular carregando quando sair de casa.

– Evite carregar o aparelho sobre camas, sofás ou travesseiros, pois eles queimam rapidamente.

– Desconecte o carregador da tomada após o uso, evitando o risco de choque, especialmente com crianças.

– Fique atento a sinais de problema na bateria, como aquecimento excessivo ou estufamento.

– No carro, conecte o celular apenas após ligar o veículo.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *