
Um incêndio destruiu uma casa e um carro na Rua Nereu Ramos, no Centro de Imbé, após o uso incorreto de fogareiro com botijão de gás. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), no fim da manhã desta quarta-feira (17).
Segundo os bombeiros, o fogo começou porque um fogareiro foi colocado diretamente sobre o botijão P-13. A corporação alerta que essa prática é extremamente perigosa, pois aquece a válvula de segurança — feita de chumbo — que derrete, libera o gás e provoca incêndios.
No caso de Imbé, o fogo se alastrou rapidamente, atingindo toda a residência e um automóvel Gol que estava no local. Nos fundos havia outra casa, que não foi atingida pelas chamas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Risco de explosão
O CBMRS reforça que essa situação representa alto risco, não apenas com botijões de 13 kg (P-13), mas também nos de outros tamanhos, como P-2, P-5 ou P-8.
No caso dos botijões menores, a ausência da válvula de segurança aumenta ainda mais o perigo: o recipiente pode dilatar e explodir. Situações semelhantes já foram registradas em Porto Alegre, por exemplo, em locais onde o equipamento foi utilizado de forma inadequada.
Orientação dos bombeiros
O correto é sempre utilizar o kit completo com válvula reguladora de pressão, mangueira e fogareiro separados.
“Nunca se deve colocar fogareiro em cima de qualquer tipo de botijão. Essa prática é extremamente perigosa e já causou acidentes graves”, alertam os bombeiros.