Prefeitura de Joinville negocia com Celesc cessão de terreno para criar espaço público na frente da Usina Piraí inaugurada em 1908
A Prefeitura de Joinville iniciou conversas com a Celesc para obter a cessão do terreno em frente à Usina Piraí para a criação de um parque público. O projeto ainda está em fase inicial e não tem prazos definidos para execução.
De acordo com a prefeitura, a Celesc precisa formalizar a liberação do espaço para que o município possa definir como será feita a gestão da área.
Projeto antigo
O parque do Piraí já foi promessa de campanhas de prefeitos anteriores e previa a utilização de uma área de 1,245 milhão de metros quadrados localizada nos dois lados da rodovia do Arroz, próximo à Igreja Santo Antônio, na região rural do bairro Vila Nova.
Apesar do anúncio, o projeto ficou estagnado desde a década passada, sem tramitação oficial ou definição de prazos para execução.
História centenária da usina mais antiga de SC
Inaugurada em fevereiro de 1908, a Usina Piraí é a hidrelétrica em operação mais antiga de Santa Catarina e do Brasil. Inicialmente, gerava 400 kW, atendendo prédios públicos e iluminando as ruas do centro de Joinville. Com a construção de represas em 1925, passou a fornecer energia para São Francisco do Sul.
A usina foi fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região até a década de 1970, quando outras fontes passaram a suprir a demanda crescente. Incorporada à Celesc em 1966, atualmente a operação é controlada remotamente a partir do Centro de Operação da Geração, em Florianópolis.