De acordo com uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a área total mundial de manguezais em 2020 era de 14,8 milhões de hectares.
A maioria deles está concentrada no sul e sudeste da Ásia (esse continente abriga quase metade dos manguezais do mundo, segundo a FAO) e o restante está localizado principalmente na América do Sul, África Ocidental e Central, América do Norte e Central e Oceania.
A extensão dos manguezais no mundo diminuiu 5.245,24 km² entre 1996 e 2020, de acordo com dados do Global Mangrove Watch (GMW), uma plataforma online que fornece dados e ferramentas de teledetecção para o monitoramento de manguezais.
De acordo com seus dados, os países que registraram a maior variação líquida na extensão do habitat dos manguezais nesses anos (em ordem decrescente) foram: Indonésia, Austrália, México, Mianmar e Cuba.
Já o Pnuma ressalta que algumas das ações que os cidadãos podem realizar para proteger esses ecossistemas são aprender mais sobre os manguezais e as ameaças que eles enfrentam; tomar decisões sustentáveis, como evitar ao máximo o uso de plásticos descartáveis, envolver-se na defesa desses habitats e inspirar outras pessoas a cuidar deles.