Olá amigos de São José do Rio Preto! Antes de mais nada é importante que fique claro: a culpa de tudo que deu, dá e dará errado é do governo anterior e/ou dos 24 anos da “esquerda caviar”.
Agora que já estabelecemos isso, podemos seguir: a maior epidemia de dengue da história de Rio Preto e a situação mais grave do Brasil em 2025; “Tarifa Zero” que nunca veio; nomeação de secretário condenado por violência doméstica; perseguição política à presidente do Sindicato dos Médicos; tentativa de retirar o caráter deliberativo do Conselho Municipal de Políticas Culturais; intenção de terceirizar UPAs; tentativa de mudança na Lei Orgânica do Município para permitir nepotismo. E tudo isso foi só em janeiro de 2025.
Em seguida: tentativa de barrar a fiscalização nas UPAs sem aviso prévio; tentativa de expulsão do Rio Preto E.C. de área concedida em seu estádio há mais de 30 anos; gasto desnecessário com troca da cor de uniforme escolar; vice-prefeito comete injúria racial contra segurança do Palmeiras no estádio do Mirassol; manifestação bolsonarista usando tenda paga pela Prefeitura; a decoração ridícula, pra agradar grupo político, no aniversário da cidade; saída do Sesc da co-realização do FIT. Ufa! Agora chegamos nos 100 primeiros dias de governo. Quem está feliz?
Daí pra frente foi só pra trás! Teve cheque em branco da Câmara para o projeto das PPPs; teve contratação da Fipe (sem licitação) para fazer um estudo de aumento de IPTU (usando o Google). Daí quando o aumento veio em mais de 280% e viu-se a revolta da população, tentou “amenizar” limitando a 20%, mas manteve a planta genérica com aumentos absurdos; teve mais de 15 trocas de secretários e funcionários de primeiro escalão; teve “reestruturação” do Semae e agora o amigo do prefeito ganha 95% do salário máximo permitido (e pra bancar isso logo vem a taxa do lixo); teve o empréstimo de R$ 650 milhões pra fazer ninguém sabe o que; teve o aumento de ISS e ISSQN.
O matagal eu imagino que seja pra combinar com a música do Guns N’ Roses; teve a reforma da RioPretoPREV e a diminuição da contribuição da Prefeitura; teve secretário menosprezando a cidade de Olímpia; teve assédio moral e sexual em empresa terceirizada contratada sem licitação; teve 30 dias sem o telefone do Samu. Mas, por outro lado, o Gabinete do Ódio funciona que é uma beleza.
Enfim, teve tanta coisa que nem coube nesse artigo por conta do espaço, mas em resumo esse é um governo que se acha uma “Joia Rara”, mas na real mesmo, não passa de uma bijuteria.
Lawrence Garcia
Um compilador nas horas vagas
