Autoridades meteorológicas japonesas emitiram um alerta emergencial de chuvas fortes para partes das Ilhas Izu. Trata-se do alerta climático de maior gravidade emitido pelo órgão. Moradores nas áreas afetadas receberam ordens para que tomem todas as precauções necessárias para garantir sua segurança à medida que o tufão Halong se aproxima.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, um tipo de chuva forte que as pessoas jamais experimentaram antes e a ameaça à vida são iminentes. O órgão pede às pessoas que evacuem imediatamente por questão de segurança.
Moradores da cidade de Hachijo estão sendo instados a fazer tudo o que puderem para se proteger.
O órgão afirma que, às 10h de quinta-feira, o tufão estava localizado sobre águas a leste da Ilha Hachijojima, movendo-se na direção leste-nordeste a 30 quilômetros por hora.
Na parte sul das Ilhas Izu, surgiram faixas de nuvens de chuva e um aviso de “chuva forte significativa” foi emitido. Estima-se que mais de 120 milímetros de precipitação tenham caído em e ao redor de Hachijo em uma hora até as 5h30.
Ventos extremamente fortes são esperados nas Ilhas Izu. A região pode registrar ventos de até 180 quilômetros por hora e picos de rajadas acima de 250 quilômetros por hora — fortes o suficiente para destruir prédios. Faixas de nuvens de chuva forte podem se formar e espera-se que o risco de desastre aumente.
As ilhas devem registrar até 180 milímetros de chuva nas 24 horas até a manhã de sexta-feira.