Em mensagem publicada nesta quarta-feira (07/01) em sua conta na plataforma Truth Social – da qual ele é dono –, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras à Europa e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Em texto que começa fazendo uma alusão irônica ao que chamou de “grandes admiradores da OTAN”, Trump argumenta que os Estados Unidos são os principais financiadores da aliança militar e que sua eventual saída seria, supostamente, um desastre para os países europeus.
“Rússia e China não terão medo nenhum de uma OTAN sem os Estados Unidos”, alegou o presidente norte-americano.
Em seguida, o mandatário disse que, caso Washington precisasse da ajuda dos países da OTAN, “duvido que algo seria feito”.
Mensagem de Trump soou como mensagem direta a países da Europa
Casa Branca
Na mensagem, o presidente norte-americano voltou a reclamar por não ter recebido o Nobel da Paz em 2025.
Segundo sua narrativa, “eu sozinho terminei oito guerras, mas a Noruega, membro da OTAN, ingenuamente optou por não me conceder o prêmio Nobel da Paz”, e em seguida diz que “mas isso não importa, o que importa é que eu salvei milhões de vidas”.
Trump conclui sua mensagem dizendo que os Estado Unidos “sempre estarão lá pela OTAN, mesmo que ela não esteja lá por nós”.
“A única nação que a China e a Rússia temem e respeitam são os Estados Unidos reconstruídos por Donald Trump”, completou.
Com informações de Truth Social.

