Pleno.News – 10/10/2025 21h09
Nesta sexta-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder opositora venezuelana María Corina Machado foi “muito amável” ao lhe dedicar o Prêmio Nobel da Paz que recebeu. O republicano deu declarações durante entrevista coletiva na Casa Branca.
– A pessoa que recebeu o Prêmio Nobel hoje me ligou e me disse: “estou aceitando isso em sua homenagem, porque realmente você merecia”. Foi algo muito amável da parte dela Foi muito amável. E eu a estive ajudando o tempo todo. Ela precisa de muita ajuda. Na Venezuela, há um desastre.
Aos risos, Trump negou que tivesse pedido a ela o prêmio. Ele destacou, no entanto, que conseguiu pôr fim a oito guerras, incluindo a de Gaza, depois que Israel e Hamas concordaram com um cessar-fogo e a libertação dos reféns seguindo o plano de paz que ele propôs apenas um dia antes de o Comitê Norueguês do Nobel anunciar o vencedor deste ano.
Trump reivindica que resolveu, além da guerra em Gaza, outros sete conflitos: Camboja-Tailândia, Kosovo-Sérvia, República Democrática do Congo-Ruanda, Paquistão-Índia, Israel-Irã, Egito-Etiópia e Armênia-Azerbaijão.
– Estou feliz porque salvei milhões de vidas, muitos milhões de vidas – declarou.
Machado, que recebeu o Nobel por “seu incansável trabalho promovendo os direitos democráticos para o povo da Venezuela”, dedicou o prêmio a Trump em uma mensagem em inglês postada na rede social X.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Mariá Corina foi indicada por Marco Rubio ao Nobel da Paz
2 Putin critica Nobel da Paz e elogia Trump sobre solução de crises
3 Quem é María Corina Machado, vencedora do Nobel da Paz
4 Netanyahu lamenta que Trump não tenha vencido o Nobel da Paz
5 María Corina Machado, opositora de Maduro, vence Nobel da Paz
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.