Os alimentos congelados podem conter bactérias suscetíveis de se desenvolverem após a descongelação e de causar intoxicações alimentares. Razão pela qual a Segurança Alimentar (Sécurité Alimentaire) destaca o seu site os conselhos da Autoridade de Segurança dos Alimentos (European food Safety Authority, EFSA) sobre como os consumidores devem descongelar alimentos em casa.
Um dos primeiros conselhos é conservar os alimentos na embalagem de origem ou num recipiente adequado durante o processo de descongelação, para evitar qualquer tipo de contaminação. As autoridades lembram, também, que os bens alimentares devem ser descongelados a baixa temperatura para evitar o crescimento das bactérias.
No caso do peixe, camarão ou frutos congelados, a EFSA aconselha a fragmentar os pedaços maiores dentro da embalagem antes da descongelação. “Descongele apenas a quantidade necessária e armazene o resto no congelador”, acrescenta.
Carne, peixe e marisco devem ser colocados em tabuleiros separados no frigorífico enquanto descongelam para evitar a contaminação de outra comida. Em relação a legumes e fruta, estes podem ser descongelados debaixo de água fria, de preferência dentro da embalagem original.
Batatas germinadas (com grelos) podem fazer mal à saúde
Congelar depois de descongelar, nunca
Outro conselho importante é não congelar alimentos que já foram descongelados. As autoridades de segurança alimentar lembram que, depois de descongelados, os alimentos devem ser cozinhados para eliminar as bactérias.
Os consumidores devem também seguir as instruções de conservação dos produtos indicadas pelo fabricante para não haver riscos.
Outra dica: lavar bem as mãos e usar utensílios limpos para mexer nos alimentos, por exemplo ao fragmentar pedaços maiores.
