Guerra no Médio Oriente

As mobilizações começaram ainda durante a madrugada. Alguns militares foram completamente retirados do território, outros vão permanecer posicionados nos pontos definidos no acordo. Espera-se que a saída dos militares fique fechada até ao final do dia. Israel controlará pouco mais da metade do território, cerca de 53%, a maior parte fora das áreas urbanas.

Tropas de Israel começam retirada, explosões atingem Faixa de Gaza

Abdel Kareem Hana

O exército israelita iniciou esta sexta-feira a retirada de Gaza em direção à chamada ‘linha amarela’, segundo o acordo de cessar-fogo em vigor, abandonando cidades como a capital e outras áreas urbanas.

Segundo confirmou a agência EFE no terreno, a retirada gradual das tropas permitiu que a população regressasse a bairros da Cidade de Gaza, como Tal al-Hawa e Sheikh Radwan, mas o movimento do sul para o norte do enclave continua proibido, com ataques de artilharia dissuasivos e vigilância por drones.

Esta madrugada, explosões atingiram Gaza e foram seguidas de uma nuvem de fumo. Os ataques aconteceram horas depois de Israel ter ratificado o acordo do cessar-fogo.

Loading…

As tropas continuam estacionadas em zonas militares como o Corredor Netzarim, que divide Gaza em duas partes, desde o Kibutz Beeri até ao Mediterrâneo, o Corredor Filadélfia e o Eixo Morag, a sul.

Esta retirada inicial deixa cerca de 53% da Faixa de Gaza sob controlo israelita, cobrindo uma área de aproximadamente 185 quilómetros quadrados. Durante a ofensiva, Israel controlou – quer como zona militar, quer sob ordem de evacuação forçada – mais de 80% do enclave.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *