Ir para o conteúdo
05/10/2025
Anderson Narciso
Tremor de terra foi confirmado em Juiz de Fora. Magnitude do abalo chegou a 1.7 mas não houve danos estruturais.

O tremor sentido por moradores da Zona Sul de Juiz de Fora no início da tarde deste sábado, 04 de outubro, foi confirmado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Segundo o registro, o abalo sísmico teve magnitude preliminar de 1.7 mR e ocorreu às 12h23, sendo captado por estações da rede e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
O fenômeno, apesar de ter assustado parte da população, não provocou danos estruturais e não há registros de feridos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros haviam sido acionados após relatos de estrondos e trepidações principalmente na região do bairro Santa Luzia.
Minas é o estado com mais registros de tremores como o que aconteceu em Juiz de Fora
De acordo com o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, a ocorrência de pequenos tremores em Minas Gerais não é incomum.
“Minas é o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Esses tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou o especialista.
O último tremor detectado em Minas havia sido em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia 17 de setembro, com magnitude 2.5 mR.
Relembre o caso
Moradores de Juiz de Fora relataram o estrondo e vibração em portas e janelas por volta do meio-dia desta segunda-feira. O Corpo de Bombeiros chegou a realizar vistorias em imóveis, mas não encontrou danos nem indícios de explosão.
Siga o Folha JF
Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.