Ataque russo em Lviv: trem transportando 110 ativistas italianos escapa por pouco de explosões e a cidade enfrenta devastação.
Na noite de sábado para domingo, a Ucrânia foi novamente atingida por um grande Ataque russo que afetou diversas regiões do país, causando mortes, feridos e graves danos à infraestrutura. Entre as áreas mais afetadas estavam Lviv viu um trem transportando 110 ativistas italianos do Movimento Europeu para a Ação Não Violenta retornando de uma missão humanitária chegar perto do perigo.
Ataque russo à Ucrânia durante a noite
Na noite entre sábado e domingo, 5 de outubro, a Ucrânia foi palco de um grande atacar Ofensiva russa envolvendo vários locais do país. De acordo com as autoridades ucranianas, a ofensiva viu o lançamento de mais de cinquenta mísseis e aproximadamente 500 drones mísseis de ataque, incluindo mísseis de cruzeiro e sistemas Shahed e Kinzhal.
As regiões afetadas incluem Lviv, Ivano-Frankivsk, Zaporizhzhia, Chernihiv, Sumy, Kharkiv, Kherson, Odessa e Kirovohrad. O bilancio provisório fala de cinco pessoas mortas e cerca de dez feridas, enquanto inúmeras infraestruturas, incluindo edifícios residenciais, complexos industriais e sistemas elétricos, sofreram danos extensos.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky enfatizou a urgência de fortalecer a defesa aérea nacional e instou a Europa e os Estados Unidos a intervir para impedir ações militares russas, na esperança de um possível cessar-fogo unilateral que favorecesse o diálogo diplomático. A Polônia mobilizou caças e sistemas de radar para garantir a proteção do seu espaço aéreo, em colaboração com as forças da OTAN presentes no território.
Ataque russo na Ucrânia durante a noite: trem transportando 110 italianos quase caiu em Lviv
Durante o mesmo notte, tem treinar com 110 ativistas italianos do Meio – Movimento Europeu para a Ação Não Violenta – regressando da décima missão humanitária na Ucrânia, correu o risco de se envolver nos ataques Em Lviv. Deixando Kiev em direção à fronteira com a Polônia, os ativistas partiram após reuniões com a sociedade civil em Kharkiv e participação em cerimônias religiosas em homenagem às vítimas da guerra.
O comboio foi alvo de bombardeios na região de Zhytomyr, e posteriormente explosões e disparos de artilharia foram ouvidos perto de Lviv. De acordo com a Embaixada da Itália em Kiev, Todos os participantes da missão estão seguros. e chegaram em segurança ao território polonês.