Por Comerciante
13 de janeiro de 2026
A Tradener, primeira comercializadora de energia do Brasil, assinou um novo contrato de fornecimento firme de gás natural com a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB)após ser vencedora da mais recente licitação promovida pela companhia. O acordo amplia o portfólio de produção e fornecimento para um comercialização de gás natural da empresa no Brasil.
O contrato contempla volumes destinados ao atendimento tanto do mercado regulado quanto do mercado livreem um momento de avanço gradual da abertura do setor de gás natural no país.
“Este novo contrato amplia a segurança de fornecimento e reforça a diversificação das fontes de gás natural disponíveis ao mercado brasileiro, em um contexto de transformação regulatória e de construção de um ambiente mais competitivo no setor”, afirma Guilherme Avila, CEO da Tradener. “A atuação integrada da empresa na produção e comercialização de gás, aliada à experiência em operações transfronteiriças, tem permitida uma participação consistente nesse processo de abertura do mercado.”
A Tradener teve papel pioneiro na evolução do mercado brasileiro de gás natural, tendo sido a primeira empresa privada a importar gás da Bolívia para o Brasil em operações spotdestinado ao mercado regulado, antecipando movimentos associados à abertura do mercado de gás.
Além de atuar no setor de gás, a empresa possui histórico consolidado no mercado elétrico, onde atua na geração e comercialização de energia elétricae foi pioneira na exportação de energia do Brasil para Argentina e Uruguai.
Em 2025a Tradener voltou a se destacar ao figurar entre as primeiras empresas brasileiras a importar gás natural da Argentinaviabilizando novas rotas de fornecimento, incluindo volumes provenientes de Vaca Muerta.
Ao longo de 2025, a Tradener importou um volume agregado de 46 milhões de m³ de gás natural, consolidando sua atuação como agente relevante no fornecimento e na diversificação das fontes de gás para o mercado brasileiro.
À medida que o mercado livre de gás natural no Brasil evolui, a Tradener busca replicar no setor de gás a contribuição histórica já exercida no desenvolvimento do mercado livre de energia elétrica, com foco em segurança de fornecimento e diversificação de fontes.
