Por América Hernandez
A TotalEnergias TTE venderá uma participação de 40% em duas licenças de exploração offshore na Nigéria para a Chevron CVXem uma iniciativa que visa fortalecer a colaboração entre as gigantes energéticas francesas e norte-americanas, informou a empresa nesta segunda-feira.
Após a venda, a TotalEnergies permanecerá como operadora do local com 40% de participação, juntamente com a Chevron, também com 40%, e a South Atlantic Petroleum com 20%.
A Nigéria responde por mais de um terço da produção africana de petróleo e gás da TotalEnergies e por 8,5% dos seus hidrocarbonetos globais, embora a sua produção no país tenha diminuído em um quarto nas últimas duas décadas.
A empresa agora está simplificando o seu portfólio africano, concentrando-se nos ativos que operam e buscando novas fontes de abastecimento.
“Esta nova joint venture visa reduzir os riscos e desenvolver novas oportunidades na Nigéria… para desbloquear novos recursos na bacia do Delta Ocidental”, disse Nicola Mavilla, vice-presidente sénior de exploração da Total, num comunicado.
Em junho, a Chevron vendeu à Total uma participação de 25% num portfólio de 40 concessões federais offshore dos EUA por um valor não divulgado, como parte de uma parceria de exploração entre as principais empresas do setor.
