A Timbro encerra 2025 com a neutralização integral de suas emissões de Escopo 2 por meio da aquisição de I-RECs, certificados internacionais que atestam o consumo equivalente de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. A integra uma iniciativa mais ampla de eficiência operacional, previsibilidade e mitigação de riscos em um ambiente de negócios cada vez mais orientada por critérios ESG.
A aquisição de certificados marca um avanço concreto na agenda ambiental da companhia e estabelece uma base mensurável para a evolução dos próximos ciclos. Paralelamente, a Timbro conduz diagnósticos técnicos específicos aos Escopos 1 e 3, com foco na qualificação de dados, avaliação de impactos indiretos e definição de estratégias que conciliam redução de emissões e eficiência econômica.
No eixo de governança, a empresa ampliou seus compromissos institucionais ao aderir ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da Controladoria-Geral da União, que incentiva práticas de ética, transparência e responsabilidade corporativa. A companhia também passou a integrar o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, reforçando sua política de compliance e controles internos.
“Esse conjunto de ações reflete uma agenda que não é episódica, mas estrutural. Nossa posição no comércio exterior seriedade na gestão ambiental e rigor absoluto na governança. Ao consolidarmos novos marcos de sustentabilidade e integridade, reforçamos a confiança do mercado e contribuímos para um ambiente de negócios mais sólido e preparado para o futuro”, afirma Ana Amélia Tormin, Diretora Jurídica, de Compliance e CSO da Timbro.
Com atuação atuante no comércio exterior, a Timbro segue investindo em processos, análises e compliance para sustentar o crescimento com disciplina operacional. A companhia busca alinhar expansão de negócios a práticas responsáveis, em um contexto de maior escrutínio regulatório, exigência de transparência e integração de fatores ESG às decisões financeiras.
