Enchentes devastadoras atingiram o estado do Texas nesta sexta-feira (4), resultando na morte de pelo menos 13 pessoas e deixando 20 crianças desaparecidas, além de outras 700 ilhadas, segundo informações das autoridades locais. O desastre ocorreu após o rio Guadalupe transbordar, atingindo a região do condado de Kerr, cerca de 105 quilômetros ao norte de San Antonio.

O condado de Kerr, em estado de emergência, foi um dos mais afetados pela intempérie. O administrador local, Dalton Rice, afirmou que a tempestade pegou todos de surpresa e que não houve tempo para alertas de evacuação. “Nem mesmo o radar conseguiu prever a gravidade da situação. O rio subiu em menos de duas horas”, disse Rice, relatando a rapidez do fenômeno.

O xerife do condado, Larry Leitha, alertou que o número de vítimas pode aumentar, dado que o desastre incluiu vítimas fatais, entre elas crianças. Além das mortes, mais de 20 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na região.

O desastre também afetou um acampamento de verão cristão para meninas, o Camp Mystic, situado às margens do rio Guadalupe. Cerca de 700 crianças estavam no local, e 20 delas ainda estão desaparecidas. A maioria das crianças foi resgatada e está ilhada nas instalações do acampamento devido ao bloqueio das estradas, que se tornaram inacessíveis após o transbordamento. O local também ficou sem energia elétrica, água e sinal de internet.

O rio Guadalupe subiu oito metros em apenas 45 minutos, dificultando ainda mais os trabalhos de resgate. As autoridades enviaram centenas de socorristas, 14 helicópteros e drones para realizar a busca pelas vítimas. O governador do Texas, Greg Abbott, acionou a Guarda Costeira e a Agência Federal de Resposta a Desastres para reforçar os esforços de salvamento.

A previsão é que as tempestades continuem a atingir a região nos próximos dias, com uma quantidade significativa de chuva prevista para os próximos 24 horas. Desde quinta-feira (3), as áreas próximas ao rio Guadalupe já registraram mais de 170 milímetros de precipitação.

Respostas governamentais e esforços de resgate

As autoridades locais e federais estão se mobilizando para tentar localizar as vítimas e mitigar os impactos do desastre. A situação permanece crítica, com equipes de resgate operando intensamente para salvar as pessoas ilhadas e encontrar as crianças desaparecidas.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *