Maputo, 08 Dez (AIM) – A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, apela a todos os motoristas para assumirem uma postura prudente durante a condução para evitar sinistros que, anualmente, ceifam a vida de centenas de moçambicanos.

Talapa lançou o apelo hoje, em Maputo, na sequência do violento acidente de viação ocorrido na manhã de domingo (7) na Estrada Nacional Número 1, distrito da Manhiça, província meridional de Maputo, que provocou a morte de sete pessoas e resultou em um ferido.

O acidente de viação envolveu um autocarro da marca Yutong, da transportadora City Link, que segue a rota Maputo-Quelimane [província central da Zambézia] e uma viatura Toyota Quantum, de transporte semicolectivo de passageiros, que faz o sentido Magude [distrito vizinho à norte de Manhiça]-Maputo.

O acidente ocorreu num troço considerado crítico, devido ao intenso fluxo de viagens e frequentes manobras irregulares.

Talapa, que conversou durante a sessão plenária, afirmou que as investigações apontam que as causas do trágico acidente poderiam ter sido evitadas.

“Excesso de velocidade, ultrapassagem irregular, e desrespeito às regras de trânsito”, disse, “apelamos a todos os automobilistas para que adoptem uma postura de máxima responsabilidade e prudência; dirigir com respeito ao Código de Estradas não é apenas uma obrigação legal mas um dever moral para com os nossos semelhantes”.

Por isso, o Presidente do Parlamento exorta as autoridades a reforçar a fiscalização rodoviária e a intensificar as campanhas de sensibilização sobre o trânsito.

“Neste momento de dor, a Assembleia da República expressa em nome de todos os deputados sentidas condolências. Às famílias enlutadas expressamos a nossa solidariedade e aos feridos desejamos uma rápida recuperação”, afirmou.

(MIRAR)

Ac/sg

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *