Mundo

Para além do diferendo de mais de um século com vários episódios de violência, o último dos quais em 2008, a recente conflitualidade entre os dois países recomeçou com a explosão de minas na fronteira desde o final do mês de maio. 

A tensão entre a Tailândia e o Camboja está a provocar um êxodo na fronteira entre os dois países asiáticos. O conflito que escalou rapidamente já provocou a morte de mais de uma dezena de pessoas, incluindo entre a população civil. Ambos os países já cortaram relações diplomáticas, fecharam a fronteira e o Camboja já solicitou uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

A tensão na fronteira entre a Tailândia e o Camboja não é nova, mas subiu de tom, na madrugada desta quinta-feira, quando os exércitos dos dois países fizeram disparos contra alvos dos dois lados da fonteira. 

Corresponde a uma linha de mais de 200 quilómetros no Norte do Camboja e no Sudeste da Tailândia, que continua por resolver após mais de 100 anos de descolonização francesa. 

Ambos os países encerraram todos os postos fronteiriços, interromperam as relações diplomáticas e responsabilizam o outro pelo início dos confrontos. 

Tailândia utilizou F16

A Tailândia acusa o Camboja do uso de drones de vigilância ao longo da fronteira. A situação rapidamente escalou: as autoridades tailandesas admitiram o uso de F16 para atingir instalações militares cambojanas e, do lado contrário, Banguecoque acusou o Camboja de ter disparado rockets, que atingiram infraestruturas civis do lado tailandês.  

Os disparos terão provocado um número ainda não determinado de mortos, dezenas de feridos e um êxodo imediato entre a população civil, assustada e incrédula face ao recrudescimento de um conflito latente,porém adormecido durante a útimadécada. 

O primeiro-ministro interino da Tailândia utilizou uma retorica de confrontação ao referir-se ao conflito, ao mesmo tempo que descartou a hipótese de uma guerra generalizada. 

Já o Governo cambojano solicitou uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

Explosão de minas recomeçou conflito

Para além do diferendo de mais de um século com vários episódios de violência, o último dos quais em 2008, a recente conflitualidade recomeçou com a explosão de minas na fronteira desde o final do mês de maio. 

As chefias instáveis nos dois países, com tensões nacionalistas do lado do Camboja e uma frágil coligação governativa na Tailândia, podem interferir na rápida e desejável desescalada da situação entre os dois países. 

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *