Contaminação no Hospital Santa Rita afetou apenas profissionais; bebedouros foram lacrados e origem ambiental é apurada.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiga um surto de contaminação no Hospital Santa Rita, em Vitória, que levou à internação de 14 funcionários. O caso foi notificado à Sesa, que iniciou uma apuração sobre o que pode ter causado o evento.

Do total de internados, dois precisaram de cuidados em UTI. Em nota, o hospital informou nesta sexta-feira (24) que os casos estão em curva decrescente, com seis profissionais ainda em enfermaria e um na UTI, todos com evolução clínica favorável.

Segundo a Sesa, o evento parece restrito aos profissionais de saúde, sem registro de transmissão entre pessoas ou contaminação de pacientes, o que reforça a hipótese de uma causa ambiental. Técnicos da vigilância estadual estiveram na unidade e recolheram amostras de roupas de cama, insumos, água de bebedouros e ar-condicionado para análise no Laboratório Central (Lacen).

O secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, afirmou que a possibilidade de contaminação por vírus foi praticamente descartada, e a investigação foca em bactérias ou fungos. Os sintomas relatados começam com dores no corpo e de cabeça, evoluindo para febre alta, dificuldade respiratória e pneumonia.

Como medida de precaução, os bebedouros do hospital foram lacrados. Embora o hospital afirme que os atendimentos seguem normalmente, alguns médicos decidiram adiar cirurgias eletivas por segurança. Não há registro de novos casos desde a última quarta-feira (22).

Compartilhe nas redes sociais

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *