published on
Com a emissão de alertas extremos por meio da ferramenta Defesa Civil Alerta, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, passou por uma grande simulação de desastre neste sábado, 5 de julho. Pela manhã, a ferramenta do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, coordenada pela Defesa Civil Nacional, enviou mensagens e avisos sonoros para os moradores do bairro Nova Esperança. A ação considerou um cenário hipotético de fortes chuvas e deslizamentos de terra e teve como objetivo preparar a população para situações de risco, como ocorreu em 2008 no município. O coordenador do Departamento de Obras da Defesa Civil Nacional, Érico Borges, explicou a importância dessas simulações.
SONORA ÉRICO BORGES
A simulação recriou situações como soterramentos, vítimas presas em escombros, resgates em áreas remotas e até o salvamento de um casal perdido na mata. O secretário da Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, lembrou que a cidade viveu uma tragédia em 2008 e precisa estar pronta para reagir.
SONORA CARLOS MANESTRINA
A funcionária pública Célia Vicente Maçaneiro acompanhou a simulação de perto. Ela também presenciou a tragédia de 2008.
SONORA CÉLIA VICENTE
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto que se sobrepõem ao conteúdo acessado no aparelho, acompanhadas de alertas sonoros — mesmo que o celular esteja no modo silencioso. Os avisos são enviados automaticamente para todos os aparelhos compatíveis conectados às redes 4G e 5G nas regiões com risco iminente de desastres naturais ou outras emergências. Nenhum tipo de cadastro é necessário. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br