A SpaceX disse na quinta-feira que seus esforços de recuperação de destroços após a explosão da Starship na semana passada foram prejudicados e buscou cooperação do México, cujo presidente levantou a possibilidade de ação legal contra a empresa.

Uma enorme nave espacial Starship da SpaceX explodiu em uma bola de fogo dramática durante testes no Texas na semana passada, que a empresa espacial de Elon Musk atribuiu a uma “grande anomalia”.

O foguete Starship parece ter sofrido pelo menos duas explosões em rápida sucessão, iluminando o céu noturno e espalhando detritos, de acordo com o vídeo que capturou o momento da explosão.

“Apesar das tentativas da SpaceX de recuperar os destroços relacionados à anomalia, que são e continuam sendo propriedade tangível da SpaceX, essas tentativas foram impedidas por terceiros não autorizados que invadiram propriedade privada”, disse a empresa em uma publicação na plataforma de mídia social X.

“Solicitamos assistência local e federal do governo do México na recuperação”, disse, acrescentando que também ofereceu recursos e assistência na limpeza.

A presidente Claudia Sheinbaum disse na quarta-feira que seu governo está investigando o impacto ambiental e de segurança do lançamento de foguetes, particularmente para o estado mexicano de Tamaulipas.

Uma revisão geral está sendo conduzida para determinar quais leis internacionais estão sendo violadas. “A partir daí, iniciaremos um processo, porque de facto há contaminação”, disse Sheinbaum durante uma coletiva de imprensa matinal.

Uma nave espacial Starship explodiu no espaço minutos após decolar do Texas em março, levando a FAA a interromper o tráfego aéreo em partes da Flórida, em um revés para o programa de foguetes de Musk para Marte.

Em janeiro, um foguete Starship se partiu no espaço minutos após ser lançado do Texas, espalhando detritos sobre as ilhas do Caribe e causando pequenos danos a um carro nas Ilhas Turks e Caicos.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *