Sobe, nesta quarta-feira (30), a Vigilância Sanitária de São Bernardo do Campo confirmou a morte de um homem de 49 anos, ocorrida em casa, no bairro Rudge Ramos. Trata-se da sexta vítima fatal por suspeita de intoxicação por metanol no Estado de São Paulo..

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, o número de casos suspeitos relacionados à substância já chega a 25 em todo o estado.

Diante da gravidade do cenário, o governo estadual instalou um gabinete de crise e determinou a interdição cautelar de todos os locais onde houve registro de consumo de bebidas adulteradas, conhecidas como “batizadas”.

Até o momento, seis estabelecimentos na capital paulista foram interditados depois da fiscalização conjunta entre as secretárias de Saúde, Fazenda, Justiça e Segurança Pública.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deu uma entrevista coletiva na última terça-feira (30), falando que as pessoas intoxicadas pelo químico não têm relação com o crime organizado. Além disso, segundo ele, o Ministério da Saúde foi notificado oportunamente, segundo os responsáveis pela investigação.

O metanol é uma substância extremamente tóxica, de difícil detecção e altamente inflamável. Sua ingestão, inalação ou mesmo o contato prolongado com o produto pode provocar náuseas, tonturas, convulsões, cegueira e, em casos mais graves, levar à morte.

Compartilhe com seus amigos!

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *