O Centro de Pesquisa para InovAção em Gases de Efeito Estufa (Rcgi) Está finalizando um projeto de Pesquisa que propõe Uma Solução Inovadora para Identificar Contaminantes da FermentAção, Possibilitando A Redimento de Perdas de Eficincia na Produção De etanol.
Uma tecnologia tem potencial de Aplicação em diversas indústrias.
Coordenado Pelo Professor Carlos Alberto Labateda escola superior de agricultura luiz de queiroz da universidade de são Paulo (esalq-usp), o projeto se baseia na técnica de Espectrometria de Massas para Bactantias Controlvina Controlologia CANA-DE-AÇÚCAR.
Para Tanto, os Pesquisados Utilizam O Tempo de voo de dessorção/ionização a laser assistido por matriz (Maldi-tof), Equipamento ampliamento Usado na Área da Saúde para Diagnósticos Microbiológicos.
De Acordo Com Labate, “Em ambientes de Hospitalares, O Maldi-Tof Identifica Rapidamento o Microrganismo Respovel Pela infecção do paciente, Permitindo que um Equipe Médica Aja de Forma Rápida E eficaz.”
“Estamos expandindo esse conceito para uma indústria, Desenvolvendo métodos que permite microrganismos identificados de Maldi-tof Apresenta em ambientes Industriais com rapidez e precisão similares”.
A nova metodologia poderá reduzir significativamente o tempo necessário para a identificação de contaminantes se comparada aos métodos atuais, permitindo que usinas atuem de forma mais rápida e precisa no combate à contaminação e otimizando o consumo de antimicrobianos e insumos.
“Uma contamina Microbiana é uma das Principais Causas de Reduza de Rendimento e Produtivididade. Seu Controle eficaz é Fundamental para Garantir a Efici ênica industrial”, Complement O Professor Da Esalq.
IA E AUTOMAÇÃO
Uma das grandes InovAções Trazidas Pelo projeto é uma integração de integração de inteligênia artificial (IA) no Processo de Análise.
ATUALIMENTE O MALDI-TOF ATUA NA IDENTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS ISOLADOS.
Os peses trabalham em modelos que permitir um identificação de Múltiplos microrganismos em um Única análise, reduzindo uma complexidada, ó tempo eo cust da técnica.
“Este é o Primeiro Passo, sem senvolvimento de Sistemas Automatizados de Controle. Sem futuros, uma ia podria não apenas de detectar o contaminante, mas -também sugerir como medidas corretivas efficazes. Usinas ”, Comenta Labate.
Além de beneficiário como USinas de etanol, uma tecnologia Deenvolvida pelo rcgi tambésm tem potencial para ser applicada em corretors se Industriais.
A Produção de Alimentos, Cervejas e Carnes, por exemplo, Tambema Enfrenta DeSafios com um contaminação por microrganismos.
Um Mesma Tecnologia Pode Ser Adaptada para Controlar Esses Processos, Garantindo Maior Segurança No Controle de Contaminações e efici ênnda Produtiva.
O rcgi é um centro de pelesquisa em engenharia (CPE) Constituição por fapap e Shell na Escola Politécnica (Poli-USP). O Projeto em Pauta Conta com Suporte da Shell Brasil e da Raízen.
* Com as informações do rcgi.