O sol irrompeu com uma poderosa explosão solar da classe X1.1 na manhã de hoje (8 de dezembro), interrompendo brevemente as comunicações de rádio em partes da Austrália e do Sudeste Asiático.
UM Ejeção de massa coronal (CME) – uma nuvem de plasma e campo magnético – lançada ao espaço após a explosão. No entanto, uma análise preliminar do satélite Coronógrafo As imagens sugerem que esta CME não está direcionada para a Terra.
O luz solar Ocorreu em uma semana já ativa no Sol. Prevê-se que muitas CMEs sejam influenciadas por explosões solares anteriores Terra Entre 8 e 9 de dezembro, os meteorologistas espaciais terão uma surpresa Centro de previsão do clima espacial da NOAA e o Escritório Met do Reino Unido A liberação de alertas de tempestade geomagnética, incluindo a possibilidade de uma tempestade de nível forte-moderado (G2-G3), pode ser observada. Aurora Boreal Visível em latitudes altas e médias.
O que é queimadura solar?
Ocorre quando a energia magnética é gerada na luz solar Atmosfera do Sol e é liberado em intensas rajadas de radiação eletromagnética.
Eles são Os tamanhos são classificados em grupos de letras De acordo com a força:
- Classe X: Forte
- Classe M: 10 vezes mais fraca que X
- Classe C, B e A: As explosões de classe A progressivamente mais fracas geralmente não têm impacto significativo na Terra.
Dentro de cada classe, um valor numérico indica a força relativa do combustível. Em 8 de dezembro chegou o Flare X.1.1, tornando-se um evento de classe X.
Como isso causa apagões de rádio?
Quando a radiação da luz solar atinge a Terra, ela ioniza a atmosfera superior, interrompendo as comunicações de rádio de ondas curtas na luz solar do planeta.
Normalmente, as ondas de rádio de alta frequência viajam longas distâncias, refletindo nas camadas altas e finas da ionosfera. Mas durante uma explosão forte, as regiões mais densas abaixo da ionosfera tornam-se mais ionizadas. As ondas de rádio que passam por essas camadas frequentemente colidem com as partículas, perdendo energia à medida que passam. Como resultado, os sinais de rádio de alta frequência podem desaparecer, distorcer ou desaparecer completamente. De acordo com a NOAA.
