A Defesa Civil enviou para os dispositivos móveis da população acreana, neste sábado, 13, um alerta de risco que integra um simulado de preparação e resposta a desastres naturais. O disparo, que contemplou os 22 municípios, faz parte das Metas Globais de Adaptação, presente no Acordo de Paris, que busca a construção de planos e políticas públicas de atenção às comunidades mais vulneráveis às mudanças climáticas.

Ação é essencial para minimizar impactos das enchentes. Foto: Alice Leão/Secom

O alerta para chuvas intensas atende uma das principais características do estado, que vivencia o inverno amazônico e a cheia do Rio Acre. Com o volume intenso de chuvas, que se inicia no mês de Dezembro, o rio atinge níveis alarmantes e afeta milhares de famílias.

Em caso de uma crise real, o alerta é essencial para preparar a população e minimizar os impactos. A informação foi compartilhada pelo ativista socioambiental Kauã Lucas, que pontuou que as ações de cuidado precisam ser iniciadas antes do desastre.

Entenda o Acordo de Paris

Tratado busca minimizar efeitos e impactos das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis. Foto: Reprodução

Assinado em 2015, o Acordo de Paris é um tratado adotado por 195 partes durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), realizada em Paris, com o intuito de combater as mudanças climáticas e se adaptar aos impactos, por meio da mobilização de financiamento, redução da emissão de gases do efeito estufa e atenção às populações mais vulneráveis.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *