Trabalhadores ficaram presos a 22 metros de profundidade após um deslizamento de terra

12/09/2025 | 19:38

Sete garimpeiros estão presos a vários metros de profundidade em uma mina ilegal de ouro no sudoeste da Colômbia por causa de um deslizamento de terra, informaram autoridades nesta sexta-feira (12). Socorristas e moradores do município conflituoso de Santander de Quilichao, no departamento de Cauca, buscam os garimpeiros soterrados com o auxílio de máquinas, observou um fotógrafo da AFP.

Diana Collazos, chefe do escritório de gestão de desastres local, disse que os trabalhadores ficaram presos a 22 metros de profundidade após um deslizamento de terra. Com uma retroescavadeira, os socorristas tentam aumentar a entrada de acesso à galeria subterrânea para facilitar as buscas.

Moradores do local esperam por notícias na superfície, entre eles Audalida Galarza, tia de um dos garimpeiros. “Que venham nos socorrer, por favor. Passamos por uma dor imensa na esperança de que hoje eles pudessem retirar nossos meninos de lá”, comentou ela entre lágrimas. “Mas só avançaram três ou quatro metros”, lamentou.

Os moradores disseram que os primeiros relatos da emergência chegaram entre 22h30 e 23h locais (0h30 e 3h de sexta-feira, no horário de Brasília). Cauca é o centro de operações dos rebeldes que se afastaram do histórico acordo de paz de 2016 entre o governo e a extinta guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Nesta região, os garimpeiros extraem ouro ilegalmente, muitas vezes sob ordens de guerrilheiros que se financiam com o metal e com o tráfico de cocaína. Os acidentes ligados à mineração são recorrentes na Colômbia, sobretudo nas minas de carvão no centro do país.

A Procuradoria, um órgão de controle estatal, informou em dezembro que em 29 dos 34 departamentos há mineração ilegal. No país, cerca de 94 mil hectares são afetados por essa atividade, na qual, em alguns casos, há contaminação de fontes de água com mercúrio, de acordo com o último balanço da ONU.

AFP

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *