Mas existem alguns alimentos “coringas” que contribuem para melhorar a performance de qualquer corredor, seja um atleta profissional, seja um iniciante.

Carboidratos (massas, pães, cereais integrais, batata)

Os carboidratos são o principal “combustível” do organismo durante a atividade física. Por isso, é muito comum alimentos como batata (inglesa ou doce), arroz, tapioca, macarrão e pão estarem presentes no cardápio de corredores, principalmente no pré-treino.

Em geral, o consumo de carboidratos deve ser priorizado antes das corridas, pelo menos cerca de 30 minutos a uma hora antes da atividade física. Se você vai treinar pela manhã e está acostumado a fazer exercícios ainda em jejum, tudo bem consumir carboidratos na noite anterior, pois o nutriente é estocado nos músculos na forma de glicogênio.

Caso a última refeição antes da corrida seja muito próxima do horário da largada, incluir carboidratos que contêm amido (pães e macarrão) e carboidratos ricos em frutose (mel, geleia ou suco de frutas) melhora a absorção do nutriente. Isso ocorre porque esses dois tipos de glicídios são absorvidos em lugares diferentes do corpo humano.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *