Entre os dias 18 e 25 de junho, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 72 atendimentos por queimaduras decorrentes dos festejos de São João. A maior parte dos casos foi provocada por explosões de bombas, com 53 pacientes encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, 19 deles crianças com menos de 12 anos.
O maior volume de vítimas foi direcionado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde 53 pessoas deram entrada. Outros 12 pacientes foram atendidos no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os demais casos foram direcionados para o Hospital Regional de Juazeiro (3), Hospital Geral Prado Valadares (3), em Jequié, e Hospital do Oeste (1), em Barreiras.
Segundo Michael Carmo, diretor geral das Unidades Próprias da Sesab, a preparação prévia foi decisiva para garantir assistência eficaz durante o período crítico: “Todas as pessoas que precisaram de atendimento especializado foram acolhidas com segurança e qualidade”, afirmou. Michael destacou ainda o alto número de crianças entre os feridos e reforçou a necessidade de vigilância dos adultos: “Os responsáveis devem redobrar a atenção. Fogos não são brinquedos. O São João pode ser seguro se houver supervisão.”
Em comparação com o ano anterior, houve um leve aumento nos registros: foram 66 ocorrências entre 20 e 25 de junho de 2024, contra 72 neste ano.
Prevenção de ISTs
Durante o São João, a Sesab também ampliou as ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os postos de testagem montados pela pasta atingiu a marca de 55.447 exames realizados neste período junino. As 14.240 pessoas que buscaram o serviço puderam realizar exames de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Dos testes realizados, 598 tiveram resultado positivo, sendo 34 reagentes para HIV, 9 para hepatite B, 21 para hepatite C e 534 para sífilis. Com a possibilidade de iniciar o tratamento para sífilis no próprio posto, 191 pessoas fizeram esta opção.
Os estandes foram montados em Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.
Além dos postos de testagem, a Sesab montou em Salvador, no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe, unidades de atendimento de emergência, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). Os três postos registraram 675 atendimentos, sendo 477 no posto do Parque de Exposições, 143 no Pelourinho e os outros 55 em Paripe.
As intoxicações alcoólicas tiveram o maior registro de entradas, com 66 casos, seguido de cefaleia (64), náuseas (49) e desmaio (41).