A equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiga uma possível intoxicação ou contaminação ambiental no Hospital Santa Rita, em Vitória. A investigação acontece após a internação de funcionários da instituição, que, segundo o hospital, apresentaram sintomas com “alterações radiológicas sugestivas de pneumonia” na última semana. 

O Hospital Santa Rita informou, em nota (leia a íntegra ao final da reportagem), que 14 colaboradores foram internados, sendo dois em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, seis estão em enfermaria e um permanece na UTI, sendo que novos casos não foram registrados após o dia 22 de outubro.

A Sesa destaca que, até o momento, não há evidências de transmissão interpessoal e confirma que não há registro de novos casos com início recente de sintomas, “o que indica que o evento está restrito ao ambiente e grupo inicialmente afetado”. 

Ainda segundo a instituição, todas as cirurgias foram mantidas e os protocolos assistenciais e de vigilância foram reforçados. Nenhum paciente internado teria apresentado os mesmos sintomas, o que levou à hipótese inicial de uma possível causa ambiental, atualmente sob investigação detalhada.

Todas as cirurgias seguem mantidas normalmente. O que pode acontecer é o médico ou o próprio paciente optarem por remarcar o procedimento.

Hospital Santa Rita

Todos os atendimentos e serviços seguem em funcionamento normal.

Sesa investiga contaminação ambiental

O secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, afirmou que a secretaria recebeu os relatos de contaminação durante o final de semana e deu início à investigação na segunda-feira (20). O laboratório central está eliminando possíveis causas.

“Nós coletamos amostras de sangue e de urina das pessoas infectadas e fizemos exames pulmonares de algumas dessas pessoas. Também coletamos amostras ambientais de superfícies que esses profissionais tiveram contato, a água e o ar-condicionado”, confirmou o secretário.

Segundo o secretário, as equipes de vigilância continuam no hospital para identificar possíveis causas. “São mais de 300 tipos de exames feitos pelo laboratório. Não é rápido e alguns tipos de exames demandam tempo, mas posso dizer que a prioridade é para o caso.”

Coren-ES acompanha o caso

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) disse não ter sido informado oficialmente sobre o caso. O conselho ainda afirma que atuará caso sejam identificadas situações que envolvam risco aos profissionais de Enfermagem.

“Cabe esclarecer que, por se tratar de uma Autarquia Federal com atribuição fiscalizatória do exercício profissional da Enfermagem, o Coren-ES não tem competência para investigar ou confirmar situações de natureza epidemiológica ou sanitária, funções que competem à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e aos órgãos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica”, informou o Coren-ES em nota.

O Folha Vitória entrou em contato com o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), mas não teve retorno até a publicação da matéria. Em caso de novas informações, o conteúdo será atualizado.

Confira nota completa do Hospital Santa Rita

O Hospital Santa Rita, por meio de sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), informa que está apurando casos identificados entre colaboradores de uma área específica da instituição.

Na última semana, colaboradores apresentaram sintomas com alterações radiológicas sugestivas de pneumonia. O número de casos está atualmente em curva decrescente, não havendo novas internações desde 22 de outubro. Tivemos 14 colaboradores internados no Hospital Santa Rita, sendo dois admitidos em UTI. Atualmente, há seis internados em enfermaria e apenas um em UTI, todos em evolução clínica favorável.

O Hospital reforçou seus protocolos assistenciais e de vigilância, mantendo todas as ações de segurança e atuando em cooperação com os órgãos de saúde. Importante destacar que nenhum paciente internado apresentou sintomas semelhantes, o que levou à hipótese inicial de uma possível causa ambiental, atualmente sob investigação detalhada.

O monitoramento pós-alta está sendo realizado pela equipe de Medicina do Trabalho, que acompanha de perto a recuperação dos colaboradores. Expressamos solidariedade e apoio a todos, reafirmando o compromisso permanente com a qualidade, a segurança e a transparência institucional.

Todos os atendimentos e serviços seguem em funcionamento normal, com a mesma excelência e confiança que consolidam o Santa Rita como referência em saúde no Espírito Santo. O Hospital, com seu compromisso com a transparência e à saúde pública, manterá a sociedade atualizada.

Todas as cirurgias seguem mantidas normalmente. O que pode acontecer é o médico ou o próprio paciente optarem por remarcar o procedimento.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *