Serviço domiciliar do HDS devolve autonomia a pacientes após Acidente Vascular Cerebral – Saúde<em>Paciente Mariana recebe, em casa, dispositivo para recuperar autonomia e qualidade de vida</em>

Unidade do Governo de Goiás, Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária amplia reabilitação e qualidade de vida no Estado, realiza atendimento diretamente em casa

Paciente Mariana recebe, em casa, dispositivo para recuperar autonomia e qualidade de vida

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), ampliou o acesso à reabilitação especializada com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária (HDS). A iniciativa leva cuidado humanizado diretamente à casa do paciente e tem histórias transformadas como a de Mariana Ingrid da Silva Dias, de 47 anos, que recuperou autonomia após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Após o AVC, Mariana apresentou a paralisia do lado direito do corpo, condição conhecida como hemiplegia direita, o que comprometeu atividades básicas do dia a dia. Com o acompanhamento contínuo do SAD HDS, gestos simples — como tomar banho sozinho, caminhar com mais segurança e preparar a própria comida — voltaram a fazer parte de sua rotina, evoluindo independência e qualidade de vida.

Um dos diferenciais do serviço é a preparação de órteses terapêuticas no próprio domicílio do paciente, realizada pela equipe da Terapia Ocupacional. Produzida de forma personalizada, a órtese foi enviada diretamente para a evolução clínica de Mariana. “Depois do uso da órtese, consigo abrir mais a mão, mexer os dedos e sentir mais firmeza para me locomover”, relata um paciente, que voltou a cozinhar, uma de suas atividades preferidas.

O cuidado oferecido pelo SAD HDS é multiprofissional e integrado, envolvendo médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e psicólogo. A atuação conjunta das equipes garante um plano terapêutico individualizado, com foco na reabilitação funcional e no bem-estar emocional. “O atendimento do SAD HDS é diferenciado, muito humanizado, excelente”, destaca Mariana.

Conforto e funcionalidade
Segundo a terapeuta ocupacional Viviane Amaral Oliveira, a órtese é produzida no domicílio a partir do molde da mão do paciente, utilizando material termoplástico que garante conforto e funcionalidade. “Ao alinhar a mão e o braço, favorecemos o alinhamento corporal como um todo, o que resulta em melhor locomoção, mais segurança e maior liberdade de movimento”, explica.

Com quatro anos de atuação e mais de 29 mil atendimentos realizados, o SAD do HDS consolida-se como referência em cuidado domiciliar na rede estadual de saúde. A iniciativa do Governo de Goiás reforça um modelo de atenção que promove autonomia, dignidade e qualidade de vida, evidenciando o compromisso da gestão estadual em levar saúde de forma resolutiva, humanizada e próxima de quem mais precisa.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *