8 jul 2025 – Notícias

Serviço de enfermagem é interditado no Hospital Regional de Cajazeiras por risco de contaminação — Foto: Coren-PB
O serviço de enfermagem em setores do Hospital Regional de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, foi interditado na última segunda-feira (7) por risco de contaminação e infecção hospitalar que compromete a segurança de pacientes e profissionais. A informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), responsável pela fiscalização que identificou falhas graves na estrutura da unidade de saúde.
De acordo com o Coren-PB, foram encontradas irregularidades significativas em setores essenciais, como a ala de Material e Esterilização e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre os problemas detectados, está o transporte manual de materiais cirúrgicos por um trajeto extenso, com rampas e trechos ao ar livre, expondo os insumos à poeira e ao vento — o que infringe normas sanitárias e eleva o risco de contaminação.
Na UTI, a fiscalização constatou circulação de materiais contaminados e a disposição inadequada dos leitos, criando condições propícias para a ocorrência de infecções hospitalares. “Com as condições atuais, não é possível garantir a execução do serviço de enfermagem de forma segura”, destacou o Coren-PB.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela gestão do Hospital Regional de Cajazeiras, informou em nota que a interdição ocorreu em uma estrutura provisória, adaptada temporariamente para garantir o funcionamento durante as obras de reforma na unidade. A SES afirmou ainda que já está tomando medidas e adequações técnicas para sanar as irregularidades e garantir a segurança de pacientes e profissionais.
Para que o serviço de enfermagem seja retomado, o hospital deve corrigir todas as falhas apontadas e solicitar oficialmente ao Coren-PB a desinterdição da unidade.
O Hospital Regional de Cajazeiras é referência para a população do Sertão paraibano, e a situação preocupa profissionais de saúde, pacientes e familiares.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.