Modelos já desapareceram das concessionárias dez dias após incidente que paralisou fábrica de motores de Porto Feliz (SP)
O desastre na fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP), que destelhou toda a unidade e forçou a interrupção na produção dos motores que abastecem a linha de produção de Corolla e Corolla Cross, vai ter impactos profundos nas vendas dos dois modelos. Os dois carros já praticamente sumiram das concessionárias, e há apenas unidades blindadas nas lojas pesquisadas.
Jornal do Carro entrou em contato com cinco lojas em diferentes regiões da capital paulista e todas foram categóricas: não há mais nenhum zero quilômetro em estoque e não há previsão para chegada. Em duas delas, a única opção é levar uma unidade blindada por cerca de R$ 60 mil a mais no preço.
A marca já afirmou que a tempestade do dia 22 de setembro deve suspender as atividades na fábrica até, pelo menos, janeiro de 2026. Isso significa cerca de 30 mil carros que deixarão de ser produzidos por conta da falta de motores feitos em Porto Feliz (SP). Nesse montante, estão unidades que abasteceriam o mercado brasileiro e de exportação para Argentina e outros países do Mercosul. A fábrica de motores abastece as linhas de montagem de Indaiatuba e Sorocaba (SP), onde são feitos o sedã e o SUV, respectivamente.
O vento de até 90 km/h levou telhas de zinco que cobriam a fábrica a quilômetros de distância, e a chuva danificou equipamentos sensíveis, de precisão, usados na fabricação dos motores.
A fábrica entrou em layoff para evitar demissões e a Toyota estuda importar motores de outros países para tentar não paralisar a fabricação, mas ainda não há uma decisão final.
Além da paralisação nas vendas de Corolla e Corolla Cross, o desastre climático também suspendeu o lançamento do Yaris Cross, previsto para o início deste mês. Agora, a chegada do novo SUV compacto foi postergada por tempo indeterminado, já que seus motores também sairão de Porto Feliz. O Yaris Cross será produzido em Sorocaba, junto do Corolla Cross.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!