A infraestrutura do Brasil está preparada para os desafios impostos pelas mudanças climáticas? Quem paga a conta quando um desastre destrói uma ponte, um aeroporto ou deixa uma cidade inteira debaixo d’água? Este é o assunto do oitavo episódio da série Seguros na COP30, do canal SeguroPod. O convidado é Manoel Renato, Secretário Adjunto de Infraestrutura Social e Urbana do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal).

Na conversa com Vagner Ricardo, editor da Revista de Seguros, ele revela como décadas de baixo investimento deixaram o Brasil com uma infraestrutura sucateada e vulnerável, afirmando que “estamos legando menos infraestrutura aos nossos filhos e netos do que recebemos”.

O especialista detalha um caminho de reconstrução que passa, necessariamente, por dois pilares: a atração de capital privado através de concessões e PPPs, e a criação de uma nova arquitetura de seguros, capaz de proteger os investimentos e garantir que as novas obras sejam, de fato, resilientes. Com a proximidade da COP30 em Belém, esta é uma análise essencial para entender como o Brasil pode financiar e construir as bases para um futuro mais seguro e adaptado aos eventos climáticos extremos.

Confira abaixo a entrevista na íntegra

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *