O último voo de teste da Starship de Elon Musk terminou com outra explosão, enviando destroços sobre a Florida. Não foram registadas vítimas.
A SpaceX perdeu o contacto com outro foguetão na quinta-feira. A nave espacial explodiu no céu e os destroços caíram no chão na Florida, EUA. Não foram registadas vítimas.
A explosão da gigantesca nave espacial ocorre quase dois meses depois de uma explosão ter lançado destroços em chamas sobre as Ilhas Turcas e Caicos.
Não se sabia imediatamente se o sistema de auto-destruição da nave espacial tinha sido acionado para a fazer explodir.
Num comunicado, a SpaceX afirmou: “Durante a subida da Starship, o veículo sofreu uma rápida desmontagem não programada e perdeu o contacto”.
O foguetão de 123 metros descolou do Texas. A SpaceX apanhou o impulsionador da primeira fase do foguetão na plataforma com braços mecânicos gigantes, mas os motores da nave espacial no topo começaram a desligar-se à medida que esta se dirigia para leste para o que deveria ser uma entrada controlada sobre o Oceano Índico, a meio mundo de distância.
O contacto perdeu-se em menos de 10 minutos de voo, quando a nave espacial começou a girar fora de controlo.
A empresa informou que foi iniciada uma investigação para “implementar ações corretivas” para testes futuros.
O contacto perdeu-se quando a nave entrou numa rotação descontrolada. Foram captadas imagens do que poderão ter sido os destroços do foguetão Starship a planar no céu da região.
A Starship atingiu cerca de 140 km de altitude antes de surgir o problema e antes que quatro satélites simulados pudessem ser lançados. Não ficou imediatamente claro onde caiu, mas foram captadas imagens de destroços em chamas na Florida, nomeadamente perto do Cabo Canaveral, que foram colocadas online.
O voo de deslize espacial deveria durar uma hora.
A NASA reservou a Starship para aterrar os seus astronautas na Lua no final desta década.
Elon Musk tem como objetivo chegar a Marte com a Starship, o maior e mais potente foguetão do mundo.
Editor de vídeo • Rory Elliott Armstrong