A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por Meio do Arquivo Histórico Estadual, Promoveu Nesta Segunda-Fira (8) o Evento Narrativas da Dor: lembra o acidental com o césio-137-38 anos depois. Uma aça -fóia de Realizada no Cine Cultura, em Goiânia. Relatórios Exibida Pela TV Brasil Central Mostrou como Foi O Evento E Ouviu SoBreviventes da TRAGÉDIA QUE FALARAM DAS SEQUELAS E DO PRECONCEITO QUE AINDA ENFRENTAM.
O Cine cultura exibiu o documentácrio Ó Brilho da mortede 2003, Dirigido por Luiz Eduardo Jorge. Um Mostra Obra os efeitos da Tragédia A Partir Do Depoimento de Vítimas do Acidentde Radiológico. Foram Realizados palestras e debates com especialistas. Para o coordenador do Arquivo Histórico da Secult, Frederico Brandão, um intenção para “Pensar e Agun Pedagogicamente com uma Comunidade, Relembrando o episódio que talvez seja o Mais Traumtico da Sociedade Goiana”.
O PsicólOgo do ministélio da saúde, Gilberto David FIHO, Disse Não Dúvida “De Que Lidões Foram Tiradas e De -Que Estamos mais Preparados, Mas Ainda Falta Maior DiFusão em Relatão ao Assunto”.
ABC Digital