
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Codó iniciou as ações de fiscalização e monitoramento realizadas no Rio Itapecuru, após solicitação da Câmara Municipal de Codó ao Ministério Público e a própria SEMMAM. A diligência foi prontamente atendida e contou com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).
Por articulação do Secretário Estadual Pedro Chagas, equipes de fiscalização e profissionais de laboratório foram enviados para realizar o monitoramento da área e a coleta de amostras da água do rio. A ação tem como foco principal a fiscalização de empreendimentos localizados às margens do Itapecuru, que podem estar contribuindo para a contaminação e o mau odor da água.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Codó, Ferdinando Rocha, a atuação firme e responsável da gestão ambiental é essencial para proteger o rio e garantir segurança à população. “Desde o primeiro momento, tratamos essa situação com muita seriedade. Nosso objetivo é identificar as causas da contaminação e responsabilizar quem estiver agindo de forma irregular. Assim que o relatório estiver concluído, vamos prestar contas à comunidade com total transparência”, afirmou o secretário.

Ferdinando Rocha reforçou ainda que a gestão Fé, Trabalho e Futuro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente segue acompanhando todo o processo técnico, mantendo diálogo com os órgãos competentes e reafirmando seu compromisso com a preservação do Rio Itapecuru, patrimônio natural de Codó e fonte de vida para a população. “O trabalho continuo e a atenção intensiva com a preservação do meio ambiente em nosso município é uma das prioridades do prefeito Chiquinho FC. Desta forma a SEMMAM, juntamente com outras entidades, iniciou esse trabalho para conter e evitar qualquer processo de contaminação das águas do Itapecuru em nossa região”
