O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo para tempestades em Santa Catarina. O aviso é válido entre esta segunda-feira (15) e a manhã de terça-feira (16), nas regiões Oeste, Serra, Norte, Sul e Vale do Itajaí.
Ao todo, 166 municípios estão na área de alerta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. O risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos é baixo.
Santa Catarina tem alerta para tempestade e rajadas de vento
O Inmet também emitiu um alerta de perigo potencial (alerta amarelo) para tempestades em todas as regiões de Santa Catarina. O aviso é válido até às 10h de terça-feira.
Com isso, são esperados ventos intensos entre 40 e 60 km/h, chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de queda de granizo, em regiões como a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Há baixo risco para ocorrências relacionadas aos fenômenos meteorológicos.
Alerta de perigo potencial é válido para todo o estado catarinense, aponta Inmet Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND MaisA recomendação para a população é que, em caso de rajadas de vento e tempestades, não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não é recomendado estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, devem ser desligados aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Emergências podem ser relatadas à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
