O Saae finalizou a execução de uma nova bacia de contenção na Estação de Tratamento de Água ETA Baroni, além de instalar um moderno reservatório de cal líquida, produto utilizado no processo de tratamento da água. Também foram realizadas a impermeabilização e pintura da bacia de contenção já existente, garantindo sua manutenção preventiva e prolongando sua vida útil.
“As melhorias são essenciais para a proteção ambiental, pois previnem vazamentos ou derramamentos acidentais da cal, um produto químico com características corrosivas e alcalinas. A ação reforça a conformidade com normas ambientais vigentes, reduzindo riscos de contaminação do solo e da água”, explica o superintendente Nilson Andrade.
Além disso, a bacia de contenção contribui significativamente para a segurança dos servidores, diminuindo o risco de exposição ao produto químico, e protege a infraestrutura da ETA contra danos causados pela corrosão.
Segundo o engenheiro civil Jean Santos, com a implementação do novo sistema de cal líquido, a autarquia passa a contar com maior precisão na dosagem, redução de poeira, menor geração de resíduos e mais eficiência operacional, tornando o processo de tratamento de água mais seguro e sustentável.