A Força Aérea da Ucrânia afirmou que a Rússia lançou um míssil com capacidade nuclear contra a cidade ucraniana de Lviv, na noite de quinta-feira (8).

Segundo os militares ucranianos, o ataque teria sido realizado com um míssil balístico de alcance intermediário, disparado a partir de uma área utilizada pela Rússia para testes nucleares. Minutos depois do lançamento, explosões foram registradas em Lviv, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Polônia, integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Até o momento, não há informações sobre vítimas.

Na madrugada desta sexta-feira (9), no horário de Brasília, o governo russo confirmou o ataque, informando que utilizou um dos mísseis mais avançados do seu arsenal. Em comunicado, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as Forças Armadas Russas lançaram um ataque com armamento de alta precisão e longo alcance, a partir de plataformas terrestres e marítimas, incluindo o sistema de mísseis de médio alcance Oreshnik.

As autoridades ucranianas informaram que equipes irão investigar a área atingida para obter mais detalhes sobre o ataque. A principal hipótese é de que o míssil tenha sido equipado com ogivas convencionais, e não nucleares, sendo o lançamento interpretado como uma demonstração de força relacionada ao poder nuclear de Moscou.

Este não foi o primeiro ataque do tipo. Em 2024, a Rússia já havia utilizado um míssil Oreshnik contra a Ucrânia, disparado a partir do mesmo local usado para testes nucleares.

Informações: Metrópoles



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *