Robôs poderão ser utilizados em operações de resgate em Joinville. Com equipamento em aquisição pela Udesc Joinville, há possibilidade de serem firmados convênios com os bombeiros voluntários e Defesa Civil para atuação em ambientes hostis e situações de calamidade, como informa a universidade. Zonas de desastre, colapsos estruturais e áreas de difícil acesso são citados como exemplo. Outro robô, também comprado pela Udesc, poderá ser utilizado em projetos de parceria com a prefeitura para inspeções de galerias e coleta de dados da infraestrutura, além de pesquisas.

Continua depois da publicidade

O equipamento com possibilidade de uso em operações de resgate é o robô quadrúpede, em modelo da Unitree. O robô será usado nas pesquisas do Laboratório de Sistemas Autônomos e Robótica Móvel (MobiLab), ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville. Ainda não há convênios ainda com os bombeiros ou Defesa Civil, mas as parcerias estão no foco da universidade.

“A proposta é utilizar o robô como plataforma para o desenvolvimento de soluções que possam apoiar operações de busca e salvamento”, adianta a instituição. O robô conta com scanner de alta precisão, com capacidade de mapear o ambiente tridimensionalmente, com identificação de obstáculos, espaços para deslocamento e da presença de vítimas, quando aliado a câmeras térmicas, sensores de gases tóxicos e visão panorâmica. O robô tem uma série de outros recursos.

O outro robô comprado pela Udesc, também da Unitree, é para uso na manutenção e gestão da infraestrutura subterrânea. O equipamento pode ser usado em missões de inspeção autônoma em galerias pluviais. Conforme a Udesc Joinville, as aplicações do robô estão sendo utilizadas também na atualização automatizada de mapas de infraestrutura, além da inspeção física das estruturas.

Joinville busca R$ 20 milhões para novo parque

Continua depois da publicidade

Ferryboat entre cidades do litoral de SC, para “encurtar” 35 km, volta a ter chances de ser implantado

Duplicação em SC de acesso ao litoral de dois Estados e a porto terá três viadutos

Como será feita a obra de R$ 340 milhões do acordo entre SC e PR

Maior manancial de Joinville tem avaliação para mais pontos de captação de água

Rodovia estadual de SC terá construção de novo viaduto

Cidade do litoral de SC tem novo decreto de situação de emergência

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *