Em 2025, no Brasil, foram emitidos 805 alertas de riscos de desastres naturais, dos quais 698 foram severos e 107 extremos. Santa Catarina é o estado que lidera o ranking, com 333 notificações; São Paulo com 211 e Amazonas, com 68. A seguir, aparecem Minas Gerais (65) e Rio de Janeiro (51).
Os alertas de grande perigo no país aparecem de forma destacada na tela do celular, e podem soar, mesmo nos aparelhos em modo silencioso, utilizando a tecnologia cell broadcast. Essa tecnologia permite que qualquer cidadão que esteja na região com previsão de desastre com um celular conectado às redes 4G ou 5G receba os alertas, mesmo sem qualquer cadastro prévio. Trata-se de um serviço de utilidade pública e prevenção de riscos. Nestes casos, os alertas podem ser para chuvas intensas, tempestades, deslizamentos, enxurradas, vendavais, inundações, incêndios em aglomerados residenciais e granizo.
Além desses alertas para riscos de grandes desastres naturais, a Defesa Civil, em parceria com a ABR Telecom, alerta a população para outros riscos. Esses alertas são enviados por SMS para celulares cadastrados.
Em 2025, esse serviço emitiu 23 mil alertas e notificações de emergência para diversos pontos do Brasil, num total de 1,162 milhões de SMS no país. São Paulo é o estado que liderou o ranking, com mais de 422 mil SMS emitidos; seguido de Minas Gerais, com mais de 196 mil; e Rio de Janeiro com mais de 133 mil mensagens de texto. Já Roraima e Amapá são os estados que registraram menos notificações, com 6.994 e 12.195 SMS, respectivamente.
Como receber as notificações pelo SMS?
É simples e gratuito: Para receber alertas da sua região, basta enviar um SMS com o CEP para o número da Defesa Civil (40199). A partir desse envio, você passa a receber todas as notificações relacionadas à sua localidade. O serviço não consome créditos e não requer conexão com a internet.

