O Reino Unido estabeleceu apoio financeiro de emergência para os afetados pelos recentes terremotos no Afeganistão, dizendo que garantiria que a ajuda não fosse para o atual governo do Talibã no país do sul da Ásia, canalizando-a por meio de seus parceiros.

O desastre de domingo – um dos piores terremotos do Afeganistão – matou mais de 800 pessoas e feriu pelo menos 2.800, informaram autoridades nesta segunda-feira (1º), enquanto as operações de resgate continuavam.

A resposta do país à crise tem sido prejudicada pela redução do financiamento para o Afeganistão, impulsionada pelos cortes na ajuda dos EUA.

A assistência britânica de US$ 1,35 milhão será dividida entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Cruz Vermelha Internacional (FICV) para fornecer cuidados de saúde essenciais e suprimentos de emergência aos afegãos nas regiões mais afetadas, disse o comunicado do governo.

“O Reino Unido continua comprometido com o povo do Afeganistão, e este financiamento de emergência ajudará nossos parceiros a fornecer cuidados de saúde essenciais e suprimentos de emergência aos mais afetados”, disse o ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, no comunicado.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *