Foto: siempreconcuba.org
Havana, 21 de junho (RHC) O presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Fernando González, e o encarregado de negócios da embaixada de Moçambique em Cuba, Januario Sumbane, destacaram a fraternidade entre os dois países, na comemoração do 50º aniversário da independência do país africano.
Em cerimônia realizada na sede do ICAP, ambos também ressaltaram as relações e a colaboração entre suas nações e reafirmaram seu compromisso de fortalecê-las.
González descreveu as relações como históricas e autênticas, “forjadas pelos ideais de dois gigantes da nossa história: o Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz e o Presidente Samora Machel”.
Sumbane, por sua vez, enfatizou que a celebração ocorreu em 20 de junho, dia em que nasceu, há 105 anos, Eduardo Chivambo Mondlane, “arquiteto da unidade nacional e herói supremo da nossa luta pela liberdade”. Lembrou que em fevereiro de 1965, no início da luta armada pela libertação de Moçambique, Mondlane “recebeu em Dar es Salaam um dos líderes emblemáticos da Revolução Cubana, Ernesto Che Guevara”.
“Após a independência, nossos amados presidentes, Comandante Fidel Castro e Samora Machel, cultivaram relações de amizade, solidariedade e cooperação que perduram frutíferas até hoje”, afirmou.
Da mesma forma, afirmou que Moçambique, juntamente com a comunidade internacional, condena veementemente o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, que só causa sofrimento à população cubana.