Sediada em Bandon, Oregon, a Face Rock Creamery é considerada uma das queijarias mais renomadas dos Estados Unidos, sendo dona de diversos prêmios internacionais.

No entanto, o nome da empresa ganhou as manchetes nos últimos dias depois que a presença da bactéria Listeria monocytogenes, causadora de infecções alimentares potencialmente fatais, foi identificada em um de seus produtos.

Durante uma inspeção de qualidade de rotina, a própria fabricante identificou contaminação em amostras do queijo Vampire Slayer Garlic Cheddar, comercializado com tampa lacrada e plástico transparente.

Por conta disso, a Face Rock anunciou o recolhimento imediato dos lotes 20250519VS01 e 20250519VS02, e orientou para que pessoas que já adquiram o produto não o consumam em hipótese alguma.

Além disso, a empresa também pediu para que os consumidores devolvam o queijo ao ponto de venda para garantir reembolso integral, e utilizem o e-mail [email protected] em caso de dúvidas.

Queijo ainda não causou contaminações

Apesar da gravidade da ocorrência, a Face Rock Creamery afirmou que, até o momento, não houve relatos de contaminação em consumidores.

Desta forma, a ação de recolhimento do queijo iniciada pela empresa pode ser entendida como uma medida preventiva, visando justamente evitar problemas.

Inclusive, vale destacar que a Face Rock apresentou um desempenho excepcional para lidar com a situação, uma vez que ela mesma acionou a Food and Drug Administration (FDA) e o Departamento de Agricultura do Oregon, além de estar dedicada a uma investigação interna para apurar as causas da contaminação.

Listeriose: entenda os riscos da bactéria presente no queijo

Conforme citado anteriormente, a Listeria monocytogenes, encontrada no queijo da Face Rock Creamery é principal responsável por causar uma infecção alimentar grave chamada de “listeriose”, que afeta principalmente gestantes, recém-nascidos, idosos e pessoas imunossuprimidas. Os principais sintomas incluem:

  • Febre alta;
  • Dores de cabeça intensas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Rigidez na nuca;
  • Confusão mental;
  • Dor abdominal.

Vale lembrar que, em casos mais graves, a listeriose pode causar abortos espontâneos ou partos prematuros em grávidas e infecções sistêmicas e morte em pacientes imunossuprimidos e idosos.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *